segunda-feira, 23 de maio de 2011

Inveja



Sinônimo de cobiça, a inveja é o desejo de possuir ou gozar de algum bem que outrem possui ou desfruta. Fruto da preguiça, da falta da capacidade e crença na força pessoal que possuímos de alterar o nosso destino e nossas vidas.

A inveja demonstra uma certa incapacidade de construção pessoal por cobiça sobre as coisas alheias. Mais que um defeito a inveja é uma doença silenciosa, que chega de mansinho e faz casa na vida dos menos vigilantes. Sua propagação e aplicabilidade em alguma das vezes é nociva e pode gerar conflitos, secções e até mortes desnecessárias, pois o envolvidos pela cobiça não medem esforços para propagar suas mais íntimas pervesidades.

Nota-se na Biblia a hestoria de Caim e Abel, cujo simbolismo nos dá a dualidade entre a razão e a cobiça, onde a incapacidade de ser humilde e às vezes até generoso nos faz agir de forma insana frente às nossas relações pessoais e sociais. Quanto mais ambiciosos somos, mais fragilizados nos tornamos frente ao poder das práticas invejosas. A vontade insatisfeita de alguns, forja as manifestações de desequlibrio e desrespeito em relação ao outro. Parece que ocorre um esquecimento sobre a grande responsabilidade daquele que possui mais em relação aos outros.

Somos escravizados por sentimentos de apego que nos mantem escravos de nossas mais baixas ilusões, queremos acumular o que não conseguimos carregar. Sendo que o outro passa a ser referência apenas para a manifestação do nosso despeito e de nossas mais baixas intenções. Quantas secções, desuniões e desconfortos provocados em favor de uma aparente satisfação, até mesmo porque, a inveja quando se manifesta de forma irrefreada não traz satisfação e seu descontrole alimenta a necessidade de sempre se querer mais do que realmente se precisa. Inclusive, perdoem a pessoalidade, mas temos que ter nos outros que sobressaem nas varias manifestações da vida, uma referência positiva e um incentivo maior, pois o sol brilha para todos e nossas ingerências em desfavor de nossos irmãos nos faz estacionar em nossa caminhada pessoal e espiritual.

Sendo assim, feita uma análise intima daqueles que vibram na inveja, nota-se uma dicotomia e certo egoísmo desenfreado, e até mesmo uma preguiça em relação à maior magia do ser humano – a vontade. Pensamos inclusive, no mau exemplo que tal defeito traz para as gerações futuras, até mesmo porque, a inveja é uma manifestação que pode gerar efeitos sobre as organizações coletivas, onde grupos de pessoas ou até mesmo suas representações, podem por atos de cobiça caçar a liberdade e até a vida daqueles que por um motivo ou outro manifestam ganhos de caráter e de alta grandeza material.

Finalmente, ficamos as vezes irresignados, pois vemos na atualidade um incentivo, mesmo que disfarçado de uma competição negativa que visa apenas a manifestação de disputas por poder e controle de massas para alimento da sanha apegada ao dominio e a dominação. Diante destas manifestações, só nos resta a resistência e divulgação da caridade e da diligencia como formas de combate a este defeito que vilipendia a evolução da humanidade há muitos séculos.

Quanto custa a sua dignidade?

Aratanan - Voando baixo!