Esta frase citada por Sócrates é o segredo das iniciações simbólicas e espirituais de várias escolas planetárias.
Será que estou habilitado a me conhecer de verdade, pois sempre tenho certeza que conheço o outro e posso inclusive, apontar uma série de defeitos e qualidades em qualquer pessoa que faça parte do meu ciclo de amizades, cometendo tal ato com a maior naturalidade.
Até ai tudo bem, nosso orgulho, sempre nos dá a direção e referencia com base em terceiros. Vemos nas pessoas aquilo que somos e como já foi provado pela filosofia só amamos aquilo que conhecemos. Assim, amar e odiar o próximo são um estado puro de consciência, quanto mais ciência eu tiver das coisas, mais amo ou odeio.
Ok, tudo bem, já entendi tudo! Amamos o que conhecemos e deve por isso que nos afetamos e maltratamos de forma mútua, pois não nos conhecemos. Aquele que se conhece, não sofre, vive um amor eterno. E se por acaso antecipa o descortinar de outras verdades, sofre uma limitação na sua capacidade de entender e vivenciar as coisas, pois não se conhece.
Olhem meus irmãos, este simples devaneio de minha mente, pode fazer com que voce pense de forma ilimitada. Dá para fazer várias abordagens e reflexões sobre o nosso estado de percepção das coisas. Não adianta querer entender o externo, se intimamente voce não se entende.
No final, faltam respostas, a dúvida permanece, voce é dominado, vive em limitações e nunca vai entender o outro ou quiçá ser entendido por ele.
Voce já observou sua cara no espelho hoje?
Faço o velho convite de sempre: PENSE!
Eu sou ...............
Aratanan!
Nenhum comentário:
Postar um comentário