sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Escola de Síntese


Quem que estude Astrologia sabe do complexo de elementos que ela encerra: estrelas, casas, signos, etc. Mas tudo funciona dentro de uma síntese de quatro elementos: água terra, fogo e ar, como símbolos puros aplicam-se a todos os seguimentos. Os homeopatas antigos utilizavam, os astrólogos os utilizavam, assim como os estudiosos de personalidades. Voce encontra água, terra, fogo e ar, como síntese, em tudo. Então, se voce tem um olhar de síntese, pode decifrar uma pessoa com comportamento de água, de terra, de fogo ou de ar. Pode identificar numa imagem, numa obra de arte, a energia do fogo, da água ...

Se conseguirmos ver as coisas mais pela sua essência, podemos perceber que apesar da aparência externa diferente no fundo, todas as coisas têm um ponto de convergência. Isso nos torna mais tolerantes, mais abrangentes, mais receptivos. A essência é sintética, ao passo que o fim é complexo, repito, por isso, os fundamentos do Taoímo são sintéticos.

Princípio da Unidade
O Universo é um só. No mundo em que vivemos, todas as coisas estão interligadas (interdependência). Assim, a religião, a filosofia e todo o conhecimento deveriam estar simplismente num só corpo.

Contemplar a religião isoladamente seria como olhar para um lado de uma pirâmide de quatro faces e dizer que esta é constituída apenas por essa face. A ciência seria uma outra face, a filosofia outra, unúmeros outros conhecimentos comporiam o quarto segmento dela. Apesar das diferentes faces, tal pirâmide é uma só.

Por isso, os antigos mestres taoístas não faziam a separação entre a ciência, a filosofia, a religião e os demais elementos. A compreensão de não dividir, de saber e tentar sentir as coisas como uma só e vivê-las sem conflitos entre si é um dos propósitos dos mestres.

Wu Jyh Cherng – Mestre Taoísta