sexta-feira, 24 de julho de 2009

UMBANDA E UNIVERSALISMO


Uma das criticas que recebi quando mudei minha forma de ser e pensar, me afastando de tudo que já vem pronto e fabricado no que se refere à religião de Umbanda, seria a mistura que o universalismo poderia provocar na essência do que chamamos de Umbanda.

Em que pese as mais tenras alegações de velhos amigos e umbandistas sinceros, sempre firmei minha convicção, após algumas decepções, que não existe o certo ou errado. Tudo é relativo e tem sua forma e meio de ser independente do nosso querer.

Assim é o Universalismo, nascemos para viver em paz e harmonia, somos fruto de uma só fonte emanadora de amor eterno – Deus! Teimamos em querer controlar Deus e sermos os prediletos de sua vontade dentro de nossas interpretações precipitadas e sectaristas.

O universalismo é nossa essência, a Umbanda é o caminho que segui no que se refere à manifestação do que é sagrado para mim. Ela como religião não pode ser melhor do que nenhuma outra, ela tem que ser no mínimo igual.

Sempre brinco com uma chamada de um Pai Velho que conheço. Em uma gira ele perguntou em alto e bom som: “- qual é a religião dos esquimós?” Como ninguém sabia, ele respondeu. “ - A religião dos esquimós é Deus”.

Quantas religiões já existiram no mundo e quantas ainda vão surgir. Umbanda para mim transcende a vontade de meus irmãos ela é o tudo e o nada, ela existe por si mesma, como essência, não se encarcera na vontade e nem no ditado de quem quer que seja.

Umbanda para mim é o universo, por isso tenho-na como Universal.

Aratanan de Aracruz – Universalismo para todos!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

VELHOS FARAÓS


Que espíritos reencarnam, isto eu tenho certeza, mas o que me incomoda é a insistência de certos irmãos (espiritos reencarnados) em viverem praticando os mesmos erros do passado.

Adoro política e entendo que através dela podemos fazer excelentes progressos sociais. O que me deixa deveras preocupado é o fato de que o ser humano é quem faz a política acontecer.

Tenho acompanhado a distância o desenrolar da crise institucional que estamos vivendo junto ao Senado Federal e vejo que os mesmos de sempre e os eternos no poder, fazem com que este país se transforme numa eterna “casa da mãe Joana”.

Ainda bem que existe a morte e a oportunidade destes irmãos reverem suas faltas e despreparo frente aos compromissos cármicos e sociais que os mesmos tem por obrigação lapidar.

Muitos dos que estão no mando hoje em dia, já estiveram antes no antigo Egito, e, percebo que os desmandos de outrora repercutem de forma insistente nos dias de hoje.

Não quero ser juiz da vida de ninguém, mas ocupar um cargo público e não fazer nada em favor de quem confiou em você é por vezes um ato atentatório a sua própria moral.

Acredito, porém, que nem todos os políticos são desonestos, existem pessoas compromissadas e tão desapontadas como nós pobres eleitores. Mas estes são minoria e como diz o ditado "uma andorinha sozinha não faz verão".

Para finalizar, em vez de castelo, como tem deputado construindo, não vou me admirar se um dia acordar de manhã e ver um pirâmide no centro da cidade onde eu moro.

Paciência – Deus sabe o que faz.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

A DIFÍCIL ARTE DE AMAR


Já recebi várias lições desta vida, mas nenhuma me foi tão difícil do que a pratica do amor incondicional. Tive que virar e revirar velhos conceitos em busca do amor real e verdadeiro.

No início confundi muito a linha tênue que nós humanos não conseguimos perceber entre amor e paixão. O amor é absoluto e abstrato ao mesmo tempo, ele é o que é, e, não aceita conceitos; ele é o tudo e o nada. A paixão nos escraviza e nos faz sofrer diuturnamente, pois ela é limitada e genérica; amamos mais a alguém ou alguma coisa, do que o todo. Estes conceitos foram forjados em mim a ferro e fogo e hoje vejo o tempo que perdi.

Deixei de dizer não quando devia e de dizer sim quando podia, vi o tempo passar sem acelerar o meu crescimento espiritual e senti saudades...

Saudades da época em que eu era feliz e não sabia, sempre que olhei para trás vi o quanto perdi em minha vida e o quanto deixei de ser eu mesmo para ser o nada. Hoje em frangalhos tenho uma dor profusa que abate meu peito, a dor do inválido de afeto, aquele que não conseguiu e não pode amar do jeito certo.

Mas uma coisa é bem certeira neste interem infeliz, a ferro e fogo percebi que amar é a primeira e única virtude, pena que minhas paixões não permitiram que eu me amasse em primeiro lugar.

Psicografia ditada por um irmão vítima do suicídio.

terça-feira, 21 de julho de 2009

DONO DO MUNDO, CENTRO DO UNIVERSO!


O meio umbandista está atulhado de donos do mundo e centros do universo. Uns inventam leis, outros legislações e outros sentenças sobre a vida alheia.


Que determinado líder não preste ou esteja mal intencionado eu até entendo, mas não consigo entender como alguns líderes lançam ataques diretos e desmedidos, contra a imagem e honra de seus desafetos.



Parece o ruim falando do pior, pois de um lado temos um que crítica a obra do outro e do outro lado o que por pura isonomia agressiva se porta da mesma forma. E a comunidade umbandista fica a ver navios, pois com a escassez de boas obras, vivemos a esperar que algum irmão, mais privilegiado nos brinde com alguma informação que valha a pena ser pelo menos lida.


E o pior é que o astral sem comunicar nada para ninguém, apenas para as lideranças do meio (acredite se quiser), nomeia interventores da vontade alheia, que se portam como verdadeiros deuses sobre a nossa querida doutrina de umbanda.


Para mim chega, a umbanda e de todos nós e não de um mísero número de vaidosos do santo, também chamados de lideranças umbandistas. Críticas a parte prefiro não nomear ninguém, pois a carapuça se amolda a consciência de cada um. Prefiro fazer uma critica “erga ominis” – para todos, com a fraca esperança de que as coisas mudem em uma fração menor de tempo.


Assim irmão, você que está lendo este texto deixe de terceirizar e façamos de nossa caminhada uma real linha de crescimento interno e deixemos que “os burros cuidem dos burros”. Se é que você me entende?


Aratanan de Aracruz – Eu sei que é difícil pensar, mas pense!

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A BELA ARTE DE SABER RESISTIR


Resistência esse é o “X” da questão.



Somos testados diuturnamente. Testam-nos no amor, na paciência, na vida pessoal, na vida física, na moral, nos sentimentos e etc.


Sempre temos a impressão que estamos em prova com nós mesmos e com o mundo. O engraçado é que ninguém te dá uma “fórmula mágica” para que você contorne o que usamos chamar de provas diárias.


Acontece que para encontrarmos a solução de qualquer problema, temos que nos encontrar primeiro. Você tem que tentar saber quem é você e qual a razão básica de sua existência.


Fuja do proselitismo, deixe de lado a figura do porque e contemple o tempo inteiro. Para contemplar o exercício mais fácil é o agradecimento. Agradecer pela existência, pela família, pela vida pelo emprego, etc.


Aquele que agradece contempla e tem mais capacidade de se interiorizar. E interiorizar é a chave do negócio, pois quando descobrimos o ser interno que nos habita, melhor se torna a nossa expectativa em relação a nossa real função reencarnatória.


E para finalizar, fique tranqüilo no que se refere à presença de um mestre, pois este sempre aparece quando o discípulo está pronto. E também não se esqueça de que ele mora dentro de você.


E como já dizia “Buda” – Somos e seremos aquilo que pensamos ser.


Aratanan de Aracruz