terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Umbanda e Parapsicologia







Há anos que nos preocupamos com o fenômeno espiritual e suas mais diletas demonstrações de “verdades” paranormais e de pós-vida. Começamos nossos estudos na busca da verdade mesmo que relativa dos fenômenos ditos espirituais. Precisávamos de respostas sobre as delimitações dos poderes mediúnicos e das interferências pessoais e até mesmo tergiversivas de alguns médiuns que se utilizam da ignorância alheia para vender suas mistificações e atavismos temporais.
 
Enveredamos nossos estudos em várias fontes de manifestação da parapsicologia. Conhecemos a linha católica que foi criada para frear, mesmo a contra gosto de algumas lideranças católicas, o crescimento do espiritismo de Kardec. Tal manifestação trouxe desgosto e descrença à ciência da parapsicologia, a qual caiu em desgraça frente à impossibilidade de reprodução dos fenômenos ditos paranormais de forma irrestrita e comum a todos os seres. Neste caso podemos citar o Padre Quevedo, que apesar de sua enérgica austeridade, merece todo nosso respeito pela franqueza e vontade de mostrar a diferença entre o lúdico e o real nas manifestações espirituais. Pena que sua caminhada se fixou no bairrismo religioso trazendo ceticismo e fixação no propósito de combater ao invés de tentar explicar a fenomenologia espiritual.
 
Estudamos a linha espiritualista, onde saudamos o Professor cientista Hernani Guimarães, que por mais de 70 anos estudou e catalogou vários fenômenos espirituais pelo Brasil. Fazendo a leitura do cientista, apesar de ser declaradamente espitualista Kardecista, deixando um legado que muito dificilmente será superado por outros irmãos que buscam através da parapsicologia, o estudo e a observação sincera dos fenômenos paranormais. O Profº. Hernani em sua caminhada explorativa demonstrou que podemos confiar na ciência como uma fonte de explicação da espiritualidade, sem que com isso, venhamos a perder nossas crenças e fé no poder dos espíritos e suas diversas manifestações pelo mundo. Através do Profº. Hernani a Transcomunicação Instrumental foi por diversas vezes propagandeada pelo mundo, já que seus livros foram por diversos países traduzidos, sendo dever de ofício citar os estudos da Profª. Sônia Rinaldi e de diversos e silenciosos estudiosos do fenômeno pelo Brasil e pelo mundo.
 
Não obstante, nos aprofundamos na linha cientifica e citamos o nome do Profº. Grisa e seu espetacular método científico, o qual nos trouxe o conforto de podermos estudar a parapsicologia sem o bairrismo religioso, que muito das vezes nos atrapalha no entendimento dos fenômenos. A parapsicologia científica pratica pelo Profº. Grisa não evoca o sentimento da descrença, ela apenas traduz o fenômeno em sua estética técnica e suave de ser, suas abordagens são por diversas vezes ilustradas pelos dons paranormais do Frei Hugolino, o qual a nosso ver foi um dos grandes e pouco estudado paranormal do catolicismo.
 
Assim, já cansado de tanto animismo, atavismo, tergiversismo e outros “ismos” mais na religião de umbanda, resolvemos a algum tempo partir para o estudo parapsicológico dos fenômenos espirituais umbandistas. Tudo isso com o apoio e incentivo dos guias que nos prestam a caridade e apoio mediúnico, os quais já nos mostravam a linha de sutileza entre o fenômeno espiritual e os fenômenos meramente subjetivos de cada médium.
 
Pai velho já havia nos dito que na espiritualidade não existiam coisas fantásticas e não explicáveis. Caboclo já havia nos alertado que o fenômeno espiritual era pura ciência. Criança sempre nos mostrando a vida em dimensões paralelas e nos dando o ar da graça dos costumes e modos após o desencarne. E finalmente, o Guardião, que sempre lutou contra a maledicência e a mentira mundana, nos proporcionando exemplos de como a espiritualidade era a continuidade dos seres após a experiência da reencarnação. Desta forma, motivos não nos faltaram para no silêncio das noites nos qualificarmos e ainda nos qualificar ao estudo da fenomenologia umbandista.

Para tudo isso fomos preparados, tendo como base e apoio a presença dos guias, haja vista que na solidão de quem sempre questionou as coisas de Deus, existia uma réstia de esperança e de programação natural de ultrapassar a experiência do fenômeno na busca de sua formação e manifestação responsável. Sofremos pela mentira e descompromisso humano, mas chegamos à porta que se abre em favor de uma umbanda que mostra a sua cara e a cara de seus médiuns. Sem se esconder nos “erós” da santa vaidade e da mentira, desrespeitando a vontade dos guias em prol da satisfação pessoal dos ditos donos da banda.

Para isso, foi criado o PSICOSOMA - Centro de Estudos Parapsicológicos de Minas Gerais (ênfase nos estudos de fenômenos umbandistas), o qual começa suas atividades públicas em fevereiro de 2013, ministrando o curso de formação de Parapsicólogos (Curso Livre) em 10 (Dez) Módulos. Com dois encontros mensais de 15 em 15 dias, na primeira e terceira quinta feira de cada mês. Em local a ser definido, no horário de 20:00 às 22:00 horas, com estudo programado em partes teóricas e práticas.

 
Contatos – psicossomamg@hotmail.com

 
Luís Gustavo Costa