sábado, 30 de janeiro de 2010

Vá assombrar em outro terreiro!


Somos fracos, isto é uma verdade!

Somos vítimas de nós mesmos.

Converso diuturnamente com as pessoas que cruzam o meu destino, e, eu com o delas; e sinto o tão carentes elas se encontram. Uns sofrem por suas paixões, outros por problemas financeiros, familiares, sociais e etc.

Sofrem e como sofrem meus irmãos reencarnados, não conseguem enxergar um palmo na frente de seus órgãos olfativos. Usam óculos de grau elevado e não conseguem ver a sombra da própria mão em frente a seus rostos.

Criam dependência de tudo, menos a interdependência de seus lindos sentidos. Não agradecem a saúde que têm, a visão, a audição, a família, o alimento, o trabalho, os amigos e etc. Sofrem por antecipação, morrem antes da hora, não conseguem se libertar das algemas que lhes encarceram.

Vivem na depressão, no sofrimento, nos afetos, na tristeza e na melâncolia; são inacapazes de vencer a si mesmos. E quando são confrontados com a necessidade de uma simples mudança da forma de pensar, perdem feio para o "ego" que possuem, o qual é um atributo intrínseco de suas pobres almas.

Prefiro agradecer a Deus, pela oportunidade, pelo reencarne, pela experiência, pela doença, pelas coisas que ainda não consigo entender, pelas decepções, pelos infortúnios e por tudo que permeia minha caminhada pessoal. Faço de cada dia que vivo uma experiência diferente, trabalho, penso, concretizo, articulo, busco a essência das coisas e me imponho a bandeira da felicidade. Sou feliz a meu modo, fujo a padrões e quando me perguntam como consigo, apenas respondo:

“busco minha essência pessoal todos os dias”!

Seja Feliz, voce mereçe e consegue!

Aratanan de Aracruz


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Só sei que nada sei!



Hoje mexendo em meus alfarrábios, reli velhos livros e velhas apostilas ligadas a Umbanda. Prescrutei velhas mensagens e aulas, revisei velhos costumes e atitudes e cheguei a seguinte conclusão:

As pessoas mentem muito! (E por ser terapeuta vejo que a mentira é uma grande doença).

Ela chega de mansinho, bem de mansinho e quando se vê, lá foi um caminhão desgovernado de mentiras. Mentem em tudo. A verdade passou a ser, segundo o Jurista Rui Barbosa, um sentimento de vergonha.

Em um desses livros que hoje manusiei, vi na página de agradecimento uma salva de reconhecimento ao guia espiritual, que creio assistia ao irmão que escreveu a obra em comento.

Em que pese o irmão ser um mentiroso deslavado, a obra realmente mereçe o nosso respeito, pois ela ensina o que é certo dentro da forma essencial que se busca em sua leitura. Acontece que passados tantos anos de sua escrita, quando observamos o irmão que a escreveu .....

Tudo isso me faz lembrar dos antigos e seus adágios: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço!

Deve ser por isso que não nos entendemos, dá-lhe falsa modéstia, mentiras, enganações e etc. Tem muito templo por ai, construído sobre a escravidão mental imposta aos ditos dicipulos de ninguém, não é verdade? Sempre alerto os mais afobados para prescrutarem todos aqueles que lhe surgem na vida como “Mestre, Baba, Pai e coisa e tal"; olhe a vida deles, suas obras, suas vitórias pessoais, seu berço, seus traumas e sua incapacidade de mudar a própria vida de forma natural (sem usar os outros).

Caso ele passe por esta primeira prova, prescrutem sua moral, a forma como ele se dá com as mulheres, com o dinheiro, com as farras e etc. Poucos passam nestas duas provas, o apego e a falsa modéstia sempre os acompanham. Enquanto isso, nossa querida Umbanda segue seu caminho, mostrando que o tempo é realmente o senhor das verdades!

Aratanan de Aracruz! (peço perdão aos inconsequentes, mas este texto foi inspirado por mim mesmo).