sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O inferno é aqui mesmo!


Aproveitando a data de 11 de setembro, digo:

Quanto diabo tem neste mundo. Quanta desigualdade.

Crianças morrendo por omissão e roubo desmesurado de quem é escolhido para defender os interesses coletivos.

Valei-me meu bom Deus.

Preconceito, racismo, guerra, miséria, fome e etc. Tudo isso pode ser encontrado bem perto de sua casa, basta dobrar a esquina.

Ninguém ajuda ninguém, acumula-se dinheiro que não vai ser usado, manipula-se informações e desgraçam-se famílias pelo vil metal.

Ninguém se entende e ninguém quer ser entendido.

Quanto sofrimento. Sofre-se por amor, por falta de dinheiro, por falta de vergonha na cara e as vezes por um vazio interno que é pleno e absoluto.

Nestas horas se não for a fé a cabeça dança.

Por isso digo e repito, tem certas coisas que são muito pessoais e neste caso exalto a força, a sabedoria e poder que recebo da criação, através da maior fonte de conhecimento, ainda não totalmente revelada.

Nossa querida Umbanda.

Aratanan de Aracruz – Não queira me entender no dia de hoje!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Você não vale nada mais eu gosto de você!


Você não vale nada mais eu gosto de você, tudo que eu queria era saber porque?

Conforme é a letra desta música; é também a tal da questão ligada a liderança nos meios umbandistas. A picaretagem corre solto. Em sua quase maioria, os irmãos da assistência só querem resolver seus problemas mais imediatos e pronto. Não existe fidelidade, amor e amizade nestas relações. Só existe (com raras exceções), artimanhas, armações e brigas pelo poder.

Os médiuns, coitados, são manipulados a todo o momento, bem como, não se ensina o respeito comum e a necessidade da boa convivência entre os irmãos que fazem parte do tal corpo mediúnico. O que a maioria das lideranças faz é dar manutenção às intrigas, fomentando a discórdia e deixando o circo pegar fogo. Já vi médium brigando para não fazer faxina no templo, bem como já vi aqueles que faziam a faxina e se achavam os melhores dos iniciados. Vi médium fingindo ser o que não era, mentindo o tempo todo, e, quando confrontado fazia questão de que a verdade alheia fosse subjugada, menos a dele. Que pena que é assim, pois perdemos um tempo danado apagando fogo, onde poderiam estar germinando flores – Paciência.

No que se refere às lideranças da Umbanda, a coisa piora. Basta uma simples bolinada na vaidade dos “chefes de terreiro”,para que você possa conhecer, ainda encarnado, o céu e/ou inferno. Enquanto você faz o papel de fantoche, tudo corre bem, mas quando você começa a pensar e questionar as coisas..... elas com certeza desandam e daí para frente ....

Por isso faço esta comparação com a letra da música acima, pois na questão espiritual os iguais se atraem (você e seu líder carnal e espiritual são iguais), e, por pura aplicação de clareza, todo sofrimento passado junto ao seu líder espiritual é na maioria das vezes um ato de distribuição da lei sobre a irresponsabilidade dele (chefe de terreiro) e da sua nefasta omissão frente aos desmandos e enganos perpetrados por ele (chefe de terreiro).

Assim, no ritmo da música, concluímos que:

Meu chefe de terreiro (ressalvo exceções) não vale nada, mas eu gosto dele, tudo que eu queria era saber porque? Simples, na questão do “vale nada” vocês são iguais!

Como dizia Bezerra da Silva – “Malandro é malandro, mané é mané”!

Aratanan de Aracruz - Pare de sofrer ponha sua cabeça para pensar!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Aprendendo a respirar


Tenho estudado muito as formas de se respirar bem. Algumas escolas ensinam respirações profundas, outras lentas e outras tantas, as respirações medianas.

Nas respirações profundas é natural após os exercícios respiratórios um certo incomodo no peito, seguido de um pouco de dor. Já nas respirações lentas este incomodo e as dores são bem menores e trazem menos esforço sobre a caixa torácica.

Agora uma pergunta que não que calar – Qual respiração é a certa?

Sem a pretensão de querer encerrar o assunto, penso que cada ser tem a sua capacidade respiratória já definida. Pessoas que tem um rastro genético ligado a tuberculose, com certeza vão respirar com mais dificuldade de que outros que não possuem esta característica genética.

Respeitar a capacidade de cada um, além de demonstração de sabedoria é uma oportunidade única de demonstração de humildade. Saber respirar longe de ser uma obrigação é uma atividade essencialda qual precisamos.

Muito mais importante do que o exercício diário da respiração é a consciência de que dela retiramos o alento de nossas vidas. Respirar é um ato de caridade para com nós mesmos.

Então respire, pare um minuto e exerça esta homenagem a seu interior, além de libertar, a respiração é uma forma impar de aproximação da essência de Deus.
Aratanan de Aracruz - Não deixe ninguém respirar por voce!