terça-feira, 7 de junho de 2011

Palpite Feliz!



O que é a Umbanda?


Resposta
: Antes de tentar conceituar a Umbanda, preciso me fazer vivo dentro de suas várias manifestações. Mais do que histórica a Umbanda é essencial, só saberei me posicionar dentro dela se ela estiver vibrando dentro de minha mais pura essência. Umbanda não divide, não secciona, não julga, não se posiciona de forma funesta e não dá luz a "cegos". Ela existe por si e é muito mais fruto do que eu sou, do que a construção mental que possa fazer dela.

Sempre que me vejo inserido nesta manifestação sagrada, consigo perceber que sou um ente de transformação e poder em favor de mim e da coletividade que caminha comigo de forma evolutiva. Se não me vejo inserido nesta manifestação de poder, jamais conseguirei me enxergar como parte dela, tendo apenas uma leve impressão de sua grandiosidade.

Sou realmente um Umbandista? Os espiritos de Umbanda podem ter confiança em mim e em minhas atitudes? Minha posição em relação a meu semelhante é adequada e realmente natural? Sou motivo de exemplo e de motivação para meu semelhante? Me sinto como um ser pensante e vibrando firme nas manifestações ligadas a Umbanda?

Se não conseguirmos responder a estas perguntas em sua totalidade, podemos ter certeza da distância que nos separa da condição de umbandistas. Só podemos manifestar aquilo que realmente conhecemos. Somos fruto de nossas paixões e de nossas vivências. Viver a Umbanda é trasncender em favor de nós mesmos, com reflexo direto em nosso carma coletivo.

Mudar é preciso e só muda quem tem condição de perceber a sua realidade pessoal.

Nunca saberemos nos postar em favor de um conhecimento se não carregamos este conhecimento dentro de nós. Devemos nos iniciar todos os dias. O positivo e negativo que vemos nas pessoas ou mesmo na manifestação de Umbanda são a carga de bondade e maldade que carregamos no interior de nosso ser.

Façamos de nossas vivências um apostolado da PAZ que tanto buscamos!!!

Aratanan




Nadando contra a corrente!




Tem dias que não dá vontade de se levantar da cama. Tem-se a impressão de que estamos nadando contra a corrente, ou melhor, parece que nada dá certo. Tudo que se empreende ou se faz parece vir de encontro com as nossas intenções. Uns dizem que irmãos ligados a nós por laços de inimizade fazem de tudo para nos pegarem em determinados dias em que nossa força de repulsão e proteção estão mais fracas.

Outros dizem que nossas vivências e realizações sociais nos trazem uma carga negativa que mina as nossas atividades, sejam elas espirituais, físicas e etc.

Nestas situações o que fazer? Sentar e chorar? Não se levantar da cama e dizer que o mundo não presta? Acredito que nenhuma das opções é a mais indicada, penso que precisamos refletir sobre todos os sinais que recebemos em momentos ímpares de nossas vidas. O bem e o mal são apenas fruto de nosso posicionamento frente às coisas.

Se plantarmos boas sementes, sempre vamos colher bons frutos, não existe colheita diferente da intenção do plantio. Inimigos, energias, ruins, maus presságios, olho gordo, feitiço e outras porcarias, só terão efeito se por algum motivo estivermos ligados de forma mental, astral ou física a este tipo de energia. Nosso passo e nossa caminhada dão o tom da melodia, nada há que possa fazer desistir o insistente de uma bela empreitada, pois somos o que pensamos.

E tudo para confirmar que infelizmente o mal tomou conta das consciências, onde as pessoas preferem eleger o que é negativo como prioritário ao invés de optarem pelo caminho menos árduo e mais eficaz, ou seja, o caminho do bem. Bem que existe dentro de cada um de nós e deve ser resgatado como forma de dinâmica e aceleração interna de cada ser.

Pense nisso, o projeto cósmico de cada indivíduo está ligado diretamente a evolução subjetiva de cada ser, com reflexo na caminhada coletiva que por hora empreitamos. Se feliz é um estado de espírito, negue o mal e priorize o bem em sua vida. E tenha certeza que os bons frutos vão ser colhidos com certeza.

Prefiro a incerteza do tentar, a culpa da desistência prematura.

Aratanan – Deixe de ser coitado, ainda há tempo para uma nova caminhada.