quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Você não vale nada mais eu gosto de você!


Você não vale nada mais eu gosto de você, tudo que eu queria era saber porque?

Conforme é a letra desta música; é também a tal da questão ligada a liderança nos meios umbandistas. A picaretagem corre solto. Em sua quase maioria, os irmãos da assistência só querem resolver seus problemas mais imediatos e pronto. Não existe fidelidade, amor e amizade nestas relações. Só existe (com raras exceções), artimanhas, armações e brigas pelo poder.

Os médiuns, coitados, são manipulados a todo o momento, bem como, não se ensina o respeito comum e a necessidade da boa convivência entre os irmãos que fazem parte do tal corpo mediúnico. O que a maioria das lideranças faz é dar manutenção às intrigas, fomentando a discórdia e deixando o circo pegar fogo. Já vi médium brigando para não fazer faxina no templo, bem como já vi aqueles que faziam a faxina e se achavam os melhores dos iniciados. Vi médium fingindo ser o que não era, mentindo o tempo todo, e, quando confrontado fazia questão de que a verdade alheia fosse subjugada, menos a dele. Que pena que é assim, pois perdemos um tempo danado apagando fogo, onde poderiam estar germinando flores – Paciência.

No que se refere às lideranças da Umbanda, a coisa piora. Basta uma simples bolinada na vaidade dos “chefes de terreiro”,para que você possa conhecer, ainda encarnado, o céu e/ou inferno. Enquanto você faz o papel de fantoche, tudo corre bem, mas quando você começa a pensar e questionar as coisas..... elas com certeza desandam e daí para frente ....

Por isso faço esta comparação com a letra da música acima, pois na questão espiritual os iguais se atraem (você e seu líder carnal e espiritual são iguais), e, por pura aplicação de clareza, todo sofrimento passado junto ao seu líder espiritual é na maioria das vezes um ato de distribuição da lei sobre a irresponsabilidade dele (chefe de terreiro) e da sua nefasta omissão frente aos desmandos e enganos perpetrados por ele (chefe de terreiro).

Assim, no ritmo da música, concluímos que:

Meu chefe de terreiro (ressalvo exceções) não vale nada, mas eu gosto dele, tudo que eu queria era saber porque? Simples, na questão do “vale nada” vocês são iguais!

Como dizia Bezerra da Silva – “Malandro é malandro, mané é mané”!

Aratanan de Aracruz - Pare de sofrer ponha sua cabeça para pensar!

Nenhum comentário: