terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O Papa da Umbanda!



Confesso que conheço poucas religiões por esse mundo a fora, mas a Umbanda com certeza não possui um chefe carnal a lhe comandar (graças a Deus).

Todos os inadivertidos que tentaram, foram vítimas do tempo (senilidade) ou ficaram presos às incoerências que propagaram (estacionamento evolutivo).

Parece que os espiritos deixam por bem claro que esta religião não tem dono carnal, sinto como se nas entrelinhas estivesse uma mensagem, use e faça bom uso, mas não se aproprie, pois esta “religião” não tem dono, ela é de todos nós!

Imaginem um “Papa” a frente de nossa querida Senhora dos Sete Véus, parece piada, mas realmente seria cômico ouvir “isso pode, isso não pode, etc”. Se pelo menos este “Papa”, pregasse o amor sublimado, estriamos acredito, menos deconfortáveis.

No mais seria aquela balela de sempre, o campo estaria minado, os asceclas do “Papa” da Umbanda, fechariam, todas as portas e não permitiriam a entrada de quem quer que fosse, em seus ciclos ditos como “iniciáticos” e muito menos daqueles que possuíssem um mínimo de boa intenção (o inferno está cheio de boas intenções, não é verdade?).

Imaginem também, uma Biblia da Umbanda, se num primeiro momento teriámos uma organização básica, por conseguinte ficaríamos engessados, fazerndo o mais do mesmo (iguais a muito pai de terreiro que se orgulha de fazer o de sempre, sem abrir a mente para outras oportunidades espirituais). Seria lindo ver em um dia de domingo, a manifestação do culto de Umbanda, atabaques tocados em sintonia e fluição ritmica (isso se permitissem); “Pais e Mães do Santo” (se é que o Santo permite tais intimidades) com estrondoza pompa vestuária; donos da verdade propagando não mais do que suas limitadas experiências e uma bando de “mocorongos” defendendo estas e outras idéias(Os puxa-saco de sempre).

Isto seria o Caos!

Ainda mais se um auto nomeado Rei da Cocada Preta, colocasse a coroa de dono da Umbanda (Eu sou o “Papa da Umbanda”). Sinceramente a vaca iria para o brejo de vez. Era perigoso criarmos uma guerra religiosa (mesmo que velada), onde as pessoas que se taxassem umbandistas teriam que se posicionar: “Sou filho deste ou daquele e virse e versa”.

Graças a Deus estamos distantes disso!

Prefiro que as coisas continuem do jeito em que estão, nossa liderança vem do auto (mesmo que vários paspalhos não conocordem com isso). São os guias é que mandam, eles são tolerantes, aceitam um pá de invencionices, e, sabem também conduzir as coisas de forma que cada uma é levado a liderar ou ser liderado dentro dos graus consicencionais existentes. Para cada pé de chinelo existe um pé que lhe corresponda e virse versa. Enquanto isso, o cosmos dá o tom da toada e nós pobres deserdados de “nós” mesmos seguimos nossa caminhada da forma que conseguimos e entendemos.

Aratanan de Aracruz – Ao escrever este texto senti o quanto estamos atrasados evolutivamente!

Nenhum comentário: