sexta-feira, 18 de junho de 2010

Meu Deus é diferente do seu?!!




O significado da palavra Macumba encontrado em vários dicionários é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento. Nas senzalas também era comum o uso de toras ocas de madeira enterradas no chão, as quais eram sarrafiadas por porretes também de madeira, com intuito de estabelecer contato com senzalas próximas, cujo som era decodificado através de escuta com os ouvidos rente ao chão.

Hoje encontrei com um colega, e, enquanto esperávamos ser atendidos em uma repartição pública, começamos a entabular uma conversa. Após me pedir um voto nas próximas eleições fui notificado pelo mesmo, que ele havia se convertido a uma das igrejas protestantes existentes.


Parabenizei-o pela iniciativa, dizendo que Deus como único, nos permite buscar o sagrado existente de forma interna em todas as suas manifestações, sejam elas, físicas ou não físicas.

Após boa e longa conversa, ele me perguntou sobre a minha religiosidade, momento no qual informei-lhe ser atualmente umbandista e universalista por convicção e experimentação pessoal. Sem mais delongas ele se virou e disse que eu era um “macumbeiro” e no mesmo embalo falou sobre o uso das imagens, utilizando a bíblia como pano de fundo para suas justificativas.

Após alguns breves esclarecimentos, expliquei-lhe sobre o termo macumba e pedi-lhe que se informasse mais sobre as coisas, pois devemos falar daquilo que conhecemos. Tudo isso para evitar o confronto e a indelicadeza, pois somos frutos de uma mesma árvore. Além do mais o amor é a linguagem universal e ele deve ser o balizador de nossas intervenções sociais.

Não podemos por ordem de pura inteligência, nos deixar levar pela onda do sou religioso e o que não for da forma que vejo está errado. Mais do que religião, devemos nos compor dentro de um ciclo de boa convivência, pois os cegos, os mudos e os surdos, podem ir a qualquer lugar do mundo e não estão isolados em nossas relações de caráter social.

Possuímos a mesma essência e nada mais, os que ainda não são vão ser, e, os que já são serão ainda mais – está é a regra!

E por falar nisso ......

Penso que Deus continua sem religião, mas com vários nomes.

Sejamos felizes, isto é o que basta.

E o meu amigo, após um longo silêncio, deve ter voltado para casa, pelo menos sabendo o que significa a palavra macumbeiro, pois amigos são assim mesmo......

Aratanan de Aracruz

Nenhum comentário: