quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Evangelho na visão de Umbandista – I

"A doutrina de Cristo é mais excelente que a de todos os santos, e quem tiver seu espírito encontrará nela um maná escondido. Sucede, porém, que muitos, embora ouçam frequentemente o Evangelho, sentem nele pouco enlevo: é que não possuem o espírito de Cristo. Quem quiser compreender e saborear plenamente as palavras de Cristo é-lhe preciso que procure confirmar à ele toda a sua vida”.





A vontade é uma grande magia, sem ela não conseguimos fazer novos progressos e mudanças em nossa sofrível incapacidade de evolução e de entidmento do todo. Nada neste mundo é de graça, a cada um segundo suas obras. Sem o sentimento de mudança e a necessidade de evolução imediata, os véus que encobrem as cortinas da cegueira espirtual não se disciparão.

A doutrina pregada por Jesus é a da libertação incondicional, ele enfrentou os demônios, suas paixões terrenas e o poder reinante naquela época, com o intuito básico de continuar a sua evolução. Palavras arrastam, exemplos convencem. Este foi o mote do grande pregador da Galiléia. Ele se fez carne pensando no todo e na evolução de cada um de nós, pois estamos sob sua tutela.

O grande alimento desta caminhada não pode ser colhido nos campos e/ou adquirido nos supermercados, ele está dentro de nós. Este é o maná, o alimento celestial, despertá-lo é um ato de pura luta contra as nossas idiocracias. Sem a censura subjetiva não avançamos e continuamos afeitos à vontade e a vaidade dos outros. Se libertar é aumentar a consciência.

Lembre-se todos os povos dominadores do passado (e do presente), impuseram a aculturação e a impossibilidade de instrução aos povos dominados. Aquele que não pensa, não raciocina, não prescruta e não questiona, não faz a diferença. O mundo está cheio de conformados. O inconformismo mental e ideológio, sem violências, é a mola de transformação das coletividades.

Em síntese, para se viver e vivenciar a palavra, que é o alimento dado pelo Cristo, necessário se faz muito mais do que apenas ouvir, é preciso se transformar no Cristo e através desta verdade galgar o caminho do encontro com nossas essências mais puras.

Mude ainda há tempo, mas mude pra melhor todos os dias de sua existência.

Aratanan

Nenhum comentário: