domingo, 10 de maio de 2009

CONVITE INUSITADO.


Hoje, eu recebi um convite para participar de um rito católico. Gentilmente agradeci o convite e para minha surpresa fui questionado com a seguinte pergunta:

“- Você não se diz universalista, porque você não visita outros credos diferentes do seu?”.

Como sempre faço na maioria das vezes em que sou confrontado, me mantive em silêncio e disse que naquele momento eu não responderia àquela provocação.

Passados alguns minutos e após uma rápida reflexão consegui fazer uma análise dos fatos, chamando meu interlocutor para uma conversa que se permeou em primeiro momento para uma abordagem direta do seu comportamento como católico, uma vez que o conheço bem.

Primeiro disse a ele sobre o compromisso que tenho com a espiritualidade que me assiste, dedicando a ela boa parte de minha vida, o qual posso até dizer que se manifesta de maneira ininterrupta e feliz. Já o meu interlocutor quase não aparece nos cultos religiosos da igreja católica que assumiu como direcionamento religioso e quando o faz (uma vez por ano), transforma àquele evento no mais importante de sua vida.

Segundo que conversando com o meu interlocutor, perguntei a ele o significado da palavra “católico” e para minha surpresa, ele se quedou silente frente minha pergunta, pois não sabia o significado daquela palavra. Desta forma, achei melhor interromper a nossa conversação, até mesmo para que ele tivesse tempo de pesquisar e encontrar o significado útil da palavra e do caminho religioso que ele escolheu como direcionador de sua religiosidade.

E para terminar esta breve descrição de fatos, respondo a pergunta feita por meu interlocutor no início desta narração com a seguinte resposta: Sou universalista sim. Mas isto não significa que eu tenha razão sobre tudo e todos; e muito menos que o que penso deva servir de motivo para confronto com manifestações religiosos pelas quais eu tenho profundo respeito, mas que com elas e suas posições doutrinárias e sociais, não coaduno.

E para finalizar digo que por conhecer o termo católico e seu significado mais profundo, continuo universalista, mas meu interlocutor sem a mesma oportunidade, apenas por não tolerar os meus pontos de vista e por não conhecer bem a religião que el adotou por caminhada.

Aratanan de Aracruz. Sou universalista sim!

Nenhum comentário: