sábado, 4 de julho de 2009

Amor


Pois ninguém é feliz neste mundo tendo amado uma vez. (Raul Seixas)
Estava pensando sobre o amor e noto que nossa noção de amor é bem equidistante do que deveria ser realmente. Na realidade confundimos amor com “paixão”, pois nosso egoísmo não nos deixa dividir bem as coisas e fazer uma diferenciação do sublime e abstrato frente ao egoísta e personalíssimo.

Penso que amor de verdade (levo em consideração o grau de evolução em que estamos) é uma abstração e um estado do ser. Nele você se conhece e não transfere ao outro uma responsabilidade que é sua. No amor você se estabelece e se conhece, nele você transcende a expectativa que as pessoas tem de você e manifesta o seu verdadeiro eu.

O amor é nossa saudade premente de Deus, de quando estávamos juntos e unidos a ele (famosa e tão mal interpretada queda dos anjos), naquele estágio podíamos sentir a essência da criação, a qual não tem e nem terá limites.

Em contrapartida manifestamos uma pretensão de amor, que se não peca na forma, peca na transformação desta abstração em sentimentos, pois transferimos nossas expectativas ao outro e nele criamos uma dependência que se não for bem administrada se transforma em “paixão”.

Ai a coisa complica, pois nosso ego quer submeter a vontade do outro a nossa. Aquele por quem temos a malsinada “paixão” tem que se submeter a nossa vontade e dela não pode fugir. Nosso ego não permite que essa pessoa nos diga: - Não, eu não tenho o mesmo grau de paixão que você desenvolveu por mim.
E depois disso, só tristeza e decepção, pois aprendemos a ver no outro, nós mesmos (dependência). E os desatinos começam a açambarcar nossas mentes, pois nosso orgulho e nossa vaidade não nos permitem, receber um não frente ao grau de “paixão” que possuímos pelos outros.

Assim, como sempre digo: Pare, pense, raciocine!

E para finalizar, faça uma análise de sua vida e veja se você tem amado ou tem manifestado o que seu ego adora – Paixão.

Dessa forma peço vênia ao Raul, para transcrever sua música com o seguinte sentido:

Pois ninguém é feliz neste mundo tendo se apaixonado uma vez!
Aratanan de Aracruz – Amor em Deus e em nós mesmos!



Amor de verdade diz NÃO!

Nenhum comentário: