segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Umbanda para todos nós!


Tenho percebido que as pessoas se enganam, mas não gostam de permanecer enganadas. Hoje li um texto de um amigo que fala sobre a raposa, o corvo e o queijo, confesso que gostei muito. No texto a raposa com intenção de levar o queijo que estava na bico do corvo, encheu a bola do mesmo, exaltando seus dotes de exímio cantor, quando o corvo abriu a bico para cantar o queijo caiu e a raposa o levou embora.

Na umbanda vejo com tristeza que várias pessoas representam os vários papéis desta estória, uns são as raposas, faceiras e expert’s na arte de enganar. Outras os corvos, vaidosos, fáceis de bajular, mas quando colocados em prova, mostram sua incapacidade e inocência frente as armadilhas deste mundo.

E o que é pior, existem os que fazem o papel do queijo, não tem vida própria e ficam na boca pequena dos dois grupos anteriormente citados. Estes pobres coitados depositam sua fé e sua vida nas mãos de despreparados, os quais fazem com os mesmos o que querem, pois a invigilância e falta de amor próprio, impede que estes desleixados assumam a condução de suas vidas.

Acontece que também existe um terceiro grupo, o qual já se livrou desta corja, e que faz o papel do contador da estória. Este grupo já calejado das artimanhas de alguns incapacitados para a prática da boa conduta moral se mantém em observação, esperando o momento certo para as intervenções certas. Pois, as raposas e corvos, por serem muito egoístas e adoentados, mantêm vigilância redobrada sobre os seus queijos de todo dia.

Sem mais delongas sobre esta “Fábula” (rs) ....

Digo e repito, “o verdadeiro mestre forma outros mestres”, não cria uma corja de discípulos incapazes e ignorantes, que servem apenas para bajular e fazer o papel de queijo na boca das várias raposas e corvos que vivem habitando o meio umbandista.

Como sempre faço, reservo as exceções de nosso meio que com certeza existem e merecem o nosso respeito.

Aratanan de Aracruz – Quem é você? Uma raposa, um corvo ou um queijo?

Nenhum comentário: