quarta-feira, 30 de setembro de 2009

De que lado você está (burrice ou ignorância)


Hoje conversando com um novo amigo, ele me disse que tem horror a burrice. E quando digo burrice deixo de fora a ignorância, porque esta característica esta muito ligada à preguiça. Já a burrice, tem seu grande cerne na falta de intelecto por problemas neurológicos e até emocionais, se é que você me entende.

No meio umbandista, por incrível que pareça, encontramos estas características andando de mãos dadas, pois e temos pessoas inteligentes, ou melhor, pessoas que fazem de tudo para ser inteligentes em nosso meio, como temos um bando de ignorantes e burros em quantidade imensurável.



Vejam vocês, que basta uma olhadela no “you tube” para vermos a canalhice e a falta de escrúpulos de um grande número de pessoas que se intitulam umbandistas. Esta grande massa, se não peca pelo animismo, peca pela mistificação, pois fazem coisas sem sentido e sem propósitos, e, se questionados do porque de tais atitudes a resposta é sempre a mesma – “não posso dizer porque tem “eró” neste ato que estou praticando”.


O mesmo se dá com os ditos sacerdotes de umbanda; e, procurando o significado da palavra no “pai dos burros” (parece até ironia em um texto que fala de burrice) encontrei a seguinte definição:


A Palavra sacerdote pode ser transliterada como canal de benção de Deus na terra. O Sacerdote no Antigo Testamento era o mediador do Homem e Deus, através dele Jeová aceitava o sacrifício para purificação dos pecados. Mas Jesus veio sendo o Sumo Sacerdote, nos dando acesso entre Deus e o homem.
Por mais que eu queira aceitar a missiva, penso que ser sacerdote é muito mais do que o significado puro da palavra. Ser sacerdote é se livrar das amarras, ser resignado, abandonar os vícios, vencer as paixões (principalmente as ligadas a dinheiro), ser feliz e fazer que todos sejam felizes (desculpem a utopia).

Mas infelizmente o que vemos no habitual caminhar desta reencarnação é a tão famosa vaidade, acompanhada da simulação, da mentira, da enganação, do fuxico, da perfídia, da bravata e principalmente da tergiversação, calcada na burrice e na ignorância.


Que pena que as coisas são assim, gostaria de ver no nosso meio um pouco mais de tolerância, de amor, de verdade, etc. Penso que nossa evolução nos permite isso, basta apenas um pequeno sinal de vontade.

Enquanto isso não acontece vamos fazendo nossa umbanda de todo dia, vendo grupos se formando e caindo por falta de caráter de quem conduz. Paciência, pois ainda bem que temos quem nos escuta – nosso velho e querido amigo - Deus!

Aratanan de Aracruz – Não me entenda, se entenda!



Nenhum comentário: