terça-feira, 13 de abril de 2010

Universalismo!



Ser universalista é apenas “ser” e nada mais. Tenho ouvido tanta discussão sobre o tema que já me preocupo com os rumos que esta abordagem, pode vir a tomar num futuro próximo.

Penso inclusive que ser universalista é ser simplesmente parte do universo, ou melhor, é ser universal. Ao contrário do que possa parecer, o universalista faz parte do todo, mesmo que sua identidade consciencional seja bem definida. O universalista tem a capacidade de se inter-relacionar com todos os gêneros de manifestação, respeitando-os, mas entendendo que todos e todas estas formas são a manifestação de uma mesma fonte suprema.

Ser universalista é fugir do dogmatismo e cair no campo da observação e do próprio empirismo, é sentir antes de tudo o próprio todo e através destas observações, criar o que mais falta na caminhada humana – O pensar!

Longe de se prender a fórmulas prontas, o universalista exprime o saldo de suas experiências, fugindo do julgamento precipitado para se posicionar como um elemento direto ou indireto de tudo o que acontece ao seu redor. A observação como forma de critério da construção do conhecimento tem sua manifestação material na cátedra, bem como na própria existência do ser, pois somos a soma de nossas experiências subjetivas, seja no campo restrito da alma ou do próprio espírito.

Pensar como universalista é ter a capacidade de envolver com o todo, sem precisar se envolver de forma direta, basta observar que as coisas acontecem; as respostas chegam, os milagres aparecem, a vontade toma forma, a alegria é imensurável e o poder se torna uma constante (fazer).

Desta forma e certo que os compromissos de cunho material também impõem certa disciplina, somos do parecer que estando a pessoa de bem com o universo, o resto lhe é dado por consequência natural.

Universalismo é só isso minha gente, o resto é pensar, pois pensar faz com que nossa essência crie forma, mesmo que para coisas dispensáveis.

Aratanan – Eu penso, por isso existo junto ao universo e você?

Nenhum comentário: