segunda-feira, 20 de abril de 2009

QUANTA CONFUSÃO!



Nos vários anos em que venho freqüentando terreiros já vi muita coisa. Espíritos verdadeiramente comprometidos com as bandeiras do Cristo Jesus. Espíritos se esforçando para guiar seus médiuns, curas, bons conselhos, verdadeiros milagres.

Posso falar que vi também muita arruaça e muita mentira. Muito conto do vigário, muita exploração financeira, muita desavença, ignorância e muita falsa modéstia a fim de se escravizar as consciências inadvertidas.

Mas analisando as reais e verdadeiras manifestações espirituais, pude perceber que grandes espíritos, mesmo que trabalhando nas linhas de quimbanda, não perdem tempo com nossas quizilas pessoais. Notei que conselhos são ditados, exemplos são citados, mas que estes grandes mestres não perdem tempo com coisas pequenas.

Assim, desenvolvi um pequeno método que é bastante eficaz e que para iniciantes vai ajudar muito. Acrescento, que o que vou falar não é nenhuma nova descoberta, mas, questões fáticas que deixamos de observar e que às vezes trazem influências negativas em nossa caminhada espiritual.

Desta forma, abra seu coração e ponha sua mente para pensar no seguinte:

1 – Observe o comportamento de seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro) em relação aos irmãos que estiveram sob sua tutela e que hoje não mais se encontram sob suas invencionices. Veja a forma com que eles tratam as pessoas que um dia estiveram do seu lado. Perceba a forma que ele fala e trata a imagem destas pessoas. Tente imaginar se algum dia você vier a sair do terreiro “dele”, a forma jocosa com que ele vai tratar todo o trabalho desenvolvido por você durante o tempo de escravidão mental de que você foi vítima.

2 – Observe seu líder carnal (Pai e Mãe de terreiro), seja ele homem ou mulher, veja suas qualidades, como pai, mãe e ser humano. Pois aquele que não consegue fazer caridade, nem dentro do seu pobre lar não estará capacitado para ajudar a terceiros, e se a assim o fizer é mais por obrigação do que por consciência plena de sua função social;

3 – Veja também as qualidades pessoais, e o comportamento de seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro) frente às coisas de trato material, principalmente dinheiro. Veja se ele não traz, uma falsa modéstia, ou seja, vive dizendo que não se importa com dinheiro, mas sempre privilegia as pessoas mais afortunadas dentro do terreiro, além de estar sempre recebendo favores destes irmãos mais endinheirados;

4 – Observe as manifestações mediúnicas do seu Líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro), veja se não existe uma dicotomia gritante entre os espíritos que “baixam” nele, e suas atitudes comportamentais dentro e fora do terreiro. Observe se seu pai de terreiro segue as ordens e disciplinas que são passadas por seus guias, veja seu grau de comprometimento.

5 – Perceba se seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro) exalta demais as entidades espirituais que baixam nele, e não respeita outras entidades incorporadas nos médiuns de sua corrente. Na maioria das vezes, os desrespeitos acontecem porque seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro); não está a fim de dividir o comando da casa espiritual com ninguém e se acha insubstituível na direção das giras e trabalhos internos.

6 – Pergunte a seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro), sobre as consequências de você abandonar a corrente mediúnica “dele”. Se ele lhe fizer ameças, dizendo que tudo de ruim vai acontecer com você, não perca tempo, junte suas coisa e vá embora. Pois ou seu líder espiritual (Pai e Mãe de Terreiro), é o melhor líder do mundo ou ele não tem humildade de ver Deus em todos os recantos e manifestações espirituais da terra.
Para terminar esta reflexão, não podemos deixar de citar o desrespeito, com que algumas lideranças ligadas a Umbanda, vem tratando o grau consciêncional de centenas de médiuns que perambulam pelo nosso planeta, sem ao menos terem consciência de sua capacidade espiritual. São os tão falados, falsos profetas, os quais vão tomar conta de sua alma, de seu espírito e de sua vida.

Pense bem no que vou te perguntar – Só existe salvação para quem está na religião umbandista? Nos lugares onde a Umbanda se quer é conhecida as pessoas estão perdidas no que se refere ao seu destino espiritual? Os espíritos obrigatoriamente estão presos aos bairrismos criados pela religião terrena? O universalismo dentro das religiões não seria a melhor forma de nos aceitarmos com verdadeiros irmãos? Um espírito ligado a Umbanda, não pode ajudar qualquer pessoa que seja, a qual sequer sabe de sua existência como espírito e principalmente como espírito ligado a umbanda?
Pense nisso! Liberte-se, faça de sua vida uma verdadeira religião. Não se engane no que se refere à tão sonhada iniciação, pois não sabemos quem foi o primeiro homem e nem que foi o primeiro iniciado (se alguém souber me informe, enviando cópia de documentos comprobatórios). Não venda sua vida tão barato, observe quem são os seus dirigentes, perceba suas falhas, veja se não existe felicidade fora de sua religião. Tente enxergar o Deus vivente dentro de você. E finalmente, ofereça aos espíritos da forma que for, o melhor que tem em você.

Seja feliz e faça as pessoas felizes, nós merecemos.

Com as Bênçãos de nossos irmãos espirituais, Namastê

Aratanan de Aracruz - Na Umbanda pela Umbanda!
Imagem do Livro Umbanda e Quimbanda na palavra de um preto Velho - Autor Matta e Silva.

Nenhum comentário: